terça-feira, 24 de março de 2009

Grande TUNA

Estremeci

Passados alguns anos, foi muito bom ver e ouvir a tuna que em 1995 me acolheu. São tudo caras desconhecidas para mim (mas lindas, huiii), mas ao ver o capote vestido, e ouvir o Farol de Montedor, fez-me sentir que estava no lugar errado. Não devia estar na plateia , encaixava-me melhor estar ali ao lado de voces, embora fosse uma "voz sim prestá", mas recordando muita coisa.
Gostei muito da vossa actuação, e mais ainda, da capacidade de se adaptar ás situações, o que não é facil. Ha uns aninhos atrás, era impensavel uma actuação so com as mulheres, mas mostraram que isso é possivel, e com grande qualidade. Desde a divisão dos elementos e instrumentos em palco, vi muita segurança, e isso é muito bom. Houve em tempos uma mulher que marcou a tuna a Manuela Quadros de S. Jorge, que tocava bandolim que era um espectaculo, e nem sabia um acorde ou qual o tom da corda, a gente tocava e ela seguia, mas vi que hoje a tuna esta de parabens, tocaram muito bem, com um ou outro receio, mas com muita vontade.
E será esta vontade que espero que esteja sempre presente, pois foi ela que fez com a TASMUA continua-se e evolui-se a um nivel, que decerto, esta seja a sua época de ouro, parabens pelo mérito. Houve alturas que vi a tuna a acabar, e logo de seguida ela estava pronta a aparecer em qualquer lado, e nada que se resolve-se num jantar do MOKA, funcionava melhor que um ensaio. Não deixem morrer o espirito academico, so teem esta oportunidade, depois ja nao serve, tipo roupinha da primeira comunhão. Façam muitas serenatas, abusem de jantares e outras coisas que levem bebida; viagem, nem que seja pra fajã do Pataco, para que um dia possam se sentir orgulhosos de uma tuna que sempre soube enfrentar um palco, e que nunca deixou um tunante a esquecer.
Um abraço de um outro antigo tunante, Pedro Borba.

Bem Hajam!
Renato Cordeiro

2 comentários:

Martinha disse...

Renato, é com muito agrado que recebo as tuas palavras, elas são importantes para nos! é muito bom recebermos elogios daqueles que ja pertenceram à TASMUA, da-nos força para fazer mais e melhor!

tens razao, o que nos vamos lembrar quando sairmos da tuna é da folia que fazemos todos juntos, das tristezas e das bebedeiras que apanhamos em jantares! isso é que é uma tuna!

tenho muito orgulho em pertencer à Sons do Mar!
****

Pataco disse...

ter neste blog um post vindo de quem vem e com estes elogios...É formididável e é um grande incentivo para se trabalhar mais e melhor ainda. A maioria das pessoas já sabiam quem era o Renato, só faltavam conhecê-lo ao vivo. Eu avisei que não era o Brad Pitt, mas foi alguém enorme dentro das TASMUA. Gostei imenso de ouvir falar do meu amigo Borba, este poucos o conhecem, eu nunca actuei com ele na tuna, mas digo-vos sem desmérito para ninguém...Nunca ouvi o grito académico na sons do mar que me fizesse estremecer tanto, como quando o Borba o fazia. Grande abraço ao Borba e ao resto da malta do C.T.V.