sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Tuna sons do Mar – ONTEM HOJE E AMANHÃ

Ao ler posts mais antigos deste blog, em conversas com tunos, e mesmo agora nos primeiros ensaios deste ano lectivo em que tive a oportunidade de participar, recordei em muito a nossa mítica viagem a S.Jorge. e lembrei-me de um dia o Pataco dizer, ainda no meu “reinado”, que a tuna estava muito bem em termos musicais e que a falha era, concordemos, o espírito de tuna. O Pataco, de seu nome Paulo Jorge, acrescentou ainda que isso não se resolve só com jantares, mas também com viagens.
Embora curta (em termos cronológicos e mesmo geográficos) a viagem a S.Jorge proporcionou o fortalecer de amizades, de companheirismo, e com isso o crescimento do espírito da tuna, no palco e não só, e penso que todos quantos participaram na viagem, e todos aqueles que viram a actuação e nos conhecem não me deixarão mentir.
Mas o que me traz aqui não é outra vez recordar os momentos já tantas vezes recordados ou enaltecer aquele momento em particular, bem pelo contrário. Penso que todos ficamos muito agarrados àquele “momento de glória”, como se fosse estático, como se não o pudéssemos continuar. Parece que estamos mesmo À portuga à espera que o 5º Império volte e andamos a morrer de saudades do tempo que passou. Não quero dizer que não recordemos a viagem, quero dizer é que o espírito que criámos em S.Jorge não ficou naquele cais, não ficou naquele palco! Se o mostrámos, se o transmitimos, é porque ele está dentro de cada um de nós e está no seio deste grupo que é a SONS DO MAR. Temos ainda de demonstrá-lo aos caloiros para que inspirem e expirem a alegria e o À vontade com que subimos e saímos daquele palco, e subimos e descemos por trilhos. A tuna está prestes a completar os seus 18 anos, a sua maior idade, e com ela vem a emancipação enquanto tuna, e o definir da personalidade, mais propriamente o seu espírito!
Desculpem lá a seca…. Beijinhos a todos (menos aos caloiros porque NÃO HÁ CONTACTO!)
“TUNA SONS DO MAR O ORGULHO DE SER TUNO!”

2 comentários:

Karla disse...

ai tal mulhé p saber..concordo plenamente ctg!!há que perpetuar akele espírito no presente e n futuro p continuar a fazer d sons d mar uma tuna d cuarai!!fico a espera p ver...um dia..bjs a tds!

Pataco disse...

Isso é que é falar!!!