segunda-feira, 7 de julho de 2008

Viagem a S.Jorge


Nos dias 3 a 6 de Julho decorreu a tão esperada viagem da Tuna Sons do Mar à ilha mais ilha dos Açores: S. Jorge. Eu, pessoalmente, adorei a viagem e todos os momentos que ela nos proporcionou...desde os mais tristes, aos mais loucos e mais felizes...desde as noites mal dormidas às noites bem dormidas...desde as amizades criadas às amizades fortalecidas! Obrigado Sons do Mar! Adoro-vos a todos!

Agora interessa-me fazer um pequeno resumo de cada dia que lá passamos, mostrando algumas fotos dos momentos mais marcantes!


Dia 3
Durante a viagem de barco Terceira –S.Jorge da qual participei (visto que alguns membros da tuna apenas começaram a sua viagem no dia 4) alguns tunantes dormiram como porcos cabeludos (tipo a Lisete que sempre que dorme cobre a cara com o cabelo)e outros comeram Pringles até não poderem mais. No entanto, houve sempre tempo para tocar músicas da tuna e receber aplausos, aproveitar a linda paisagem do Pico e tirar umas boas fotings.



Chegados a S.Jorge, esperavam-nos duas meninas e um camião que nos levou à Escola Profissional das Velas onde ficámos instalados. Depois, foi tempo de ir conhecer a vila e lavar o rabo (ou não) nas águas geladas das Poças ao som, claro, do tstom tstom da Summer Party!



Durante toda a tarde e quase inconscientemente cantei “Encosta-te a mim…” de Jorge Palma, o que começou a fartar os restantes tunantes. Então o nosso Mox, nessa noite e já com uma grande “cadela” como o próprio disse, sentou-se numa rocha e disse: “Amor, agora a sério…Eu tou a adorar estar aqui. Isso é o paraíso!”. Ai tal calô!!!
É certo que todos temos uma criança dentro de nós e nessa noite o Mox fez uma viagem ao passado, recriando a Guerra das Estrelas com os dois guerreiros jorgenses mais engraçados e simpáticos que conhecemos e, mais tarde já na escola, encarnando a personagem de Aladino!!!






Ai tal cuarai pa fazer rir…apesar de alguns não terem achado muita piada e terem ido dormir pa outro quarto. Mas cá para mim tiveram foi medo do pau de chuva que se erguia enquanto o Mox cantava: “Encosta-te a mim e vamos fazer as pazes. Encosta-te a mim e vamos fazer rapazes…”


As meninas da tuna, por sua vez e devido à falta de colchões, nessa noite tiveram de se apertar e dormir quase agarradinhas…elas adoram-se, é o que vale!


Dia 4

Logo de manhã cedo, alguns membros da tuna tentaram ir ao Faial mas como não havia hipótese de o fazer apenas com 2€ decidiram ficar em terras jorgenses, o que causou imenso gozo para certos e determinados meninos! Com cuarai mesmo!!! E cuarai para cá, cuarai para lá…surgiu o “Quarto do cuarai”, o quarto onde dormiram os mais velhinhos e mais malvados elementos da tuna. Mas acreditem…tal disparate de quarto! Era mesmo um quarto do cuarai!!!
Visto não ter havido passeio ao Faial, os nossos membros masculinos decidiram pôr-se à estrada em cima de moto4, mas pelo que se soube apenas dois foram suficientemente capazes de percorrer decametros a pé no meio do mato…vejam só esses dois cromos!


As meninas preferiram ir às Poças e depois ficar na escola à espera do resto da tuna! Tal felicidade…finalmente estávamos todos! “Sons do Mar, Sons do Mar” hehe
À noite, os copos foram muitos e karaoke pouco…pena de muitos tunantes! Mas o que não faltou foi muita alegria, diversão, amizade, sangria, cerveja, caipirinhas e claro muitos calores!:)



Dia 5

Este foi, sem dúvida, o dia mais cansativo da viagem. Logo de manhã, partimos nas carrinhas cedidas pela Câmara da Calheta, para a Serra do Topo. Chegados lá acima foi-nos possível assistir aos gregs das nossas Martinhas que mal se lembravam do que tinham feito na noite anterior! Ah pois é, a ressaca tarda mas não falha!
Depois foi andar, andar e andar…fazendo algumas paragens para banhos em cascatas e para fotos! Vejam…



Chegados à Fajã da Caldeira de Santo Cristo e deixando para trás 5km de caminhada, sentiamo-nos os maiores do mundo! Foi, então, altura de tomar uma deliciosa banhoca na caldeira e encher a barriguinha, que a fome já apertava.



Depois do almoço, lá nos pusemos à estrada novamente…mais 4km até à Fajã do Cubres…os 4km mais longos da vida de muitos tunantes! No final do passeio, estávamos de rastos mas muito orgulhosos! Andámos mesmo disparates...fonix!


À noite, todos se queixavam de cansaço, de dores aqui e ali. Estava mesmo bom era para estarmos sentados nos bancos do Jardim das Velas. Mas ao ver passar a Marcha da JSD da Terceira da qual algumas tunantes faziam parte, as forças voltaram e a tuna fez furor atrás da marcha…foi um verdadeiro sucesso!
Já no cais, no centro da festa, foi possível observar muitas tunantes a cantar e a dançar ao som da magnífica banda mais pimba da actualidade “Só gajas”…afinal sempre vêem os Morangos com Açucar...a mim nunca me enganaram!!!



Dia 6

O dia mais esperado e mais stressante de todos…ensaio, teste de som, jantar de tuna e finalmente…actuação! Um pouco de nervos e ansiedade, muita alegria, pica e espírito de tuna…resultado: actuação do cuarai!





Depois da actuação foi tempo de voltar à terra prometida…à linda Terceira! Mas não sem antes das despedidas e das lágrimas que de alegria e tristeza brotaram dos olhos de quem fez a sua última actuação e de quem já sente saudades dos amigos, dos ensaios, das gaitadas conjuntas…da vida académica!
Vocês eu cá não sei, mas a mim custa-me muito partir e deixar a Tuna Sons do Mar e, por isso, o conselho que deixo a quem fica é que aproveitem cada minuto que lhes resta, pois sem se darem conta essa vida do cuarai acaba!

P.S. Rosana cabe-te agora deixar os vídeos…

5 comentários:

Rosana disse...

já vai a caminho! agora não pk xeguei dos só fórró e estou com um camalhão mto grande, ms amanhã envio.

té amanhã pessoaaaaal!!!

grande viagem**

tania cavaquinho disse...

Grade Post Carla! Uma viagem k nunca vou esquecer!! A sons do mar fez sucesso por S.jorge! É caso para dizer que foi uma viagem do cuarai :D

Karla disse...

Carla kirida, axo k as saudades inspiram-te...este post ta lindo...e as fotos tão d mais...tou inkieta p ver todas!!
k dizer desta nossa viagem..hummm...foi espectacular!!foi a única k tive oportunidade d fazer c a tuna,mas foi mt fx!excedeu as mhas expectativas, k já eram altas...axo k estamos todos d parabens, nao só pla actuaçao (k foi d cuarai) mas pelo espírito k mantivemos ao longo dakeles poucos e rápidos dias...é isso...bjins p tds, ja tou xeia d saudds d pexoal!!

Pataco disse...

Estou ansioso por ver a fotos do pessoal. Devo dizer que já fiz imensas viagens com a Sons do Mar, esta é a segunda que faço a São Jorge e claro adoro a minha terra mas prefiro viajar com a tuna para outro sítio, mas curti bué a viagem...pena ter sido tão curta, aliás não me lembro de ter feito uma viagem com a tuna só de 3 dias, em 10 anos foi a viagem mais curta que fiz e ainda por cima vim com praticamente toda a turma sénior, os Júniores só chegaram na sexta. Mas foi 5 estrelas.

Unknown disse...

Lembra-me uma grande viagem da sons do mar a S. Jorge em 2001, com direito a caldeirada e procissão no Toledo.....
Quem é que ainda se lembra??